6 relatórios que seu despachante precisa acompanhar

Você sabe qual é a importância dos relatórios gerenciais para a sua empresa? E quais são os principais relatórios utilizados no despachante?

Se você preferir, pode ouvir essa matéria completa clicando no Play \o

Os relatórios gerenciais funcionam como guias que norteiam o desenvolvimento de uma empresa. Em outras palavras, reúnem todas as informações necessárias para tomar decisões e mostram o que deve ser corrigido, reforçado ou alterado em diferentes processos, áreas ou atividades da empresa. 

Em um mundo onde a concorrência está cada vez mais acirrada, manter-se atualizado e com acesso a informações em tempo real é sinônimo de vantagem competitiva.

Portanto, todo gestor que busca sucesso em seus negócios, precisa tomar decisões com base nesses relatórios. Neste artigo, vamos te mostrar os 6 relatórios essenciais para analisar em seu despachante de veículos. 

1. Controle de Serviços

Com esse relatório é possível verificar todos os serviços realizados no período selecionado. Sendo assim, nenhum serviço é esquecido ou deixado de lado. Olhando todos os serviços em abertos, fica mais fácil controlar as prioridades e atender todos os clientes dentro do prazo estimado e deixando todos satisfeitos. 

2. Honorários 

Todo gestor de despachante precisa saber quais serviços está realizando, para qual cliente e qual o valor do trabalho. Por isso, é extremamente importante acompanhar o relatório de honorários. Com ele é possível identificar os valores cobrados pelos serviços realizados durante o período. 

3. Relatório de veículos 

Este relatório é simples, prático e traz mais agilidade para o despachante. Com ele é possível consultar placas de veículos que vão vencer ou estão vencidas e ainda informa data e valor de parcelamento do IPVA e licenciamento. O mais importante, é que você pode enviar uma mala direta por e-mail, SMS ou carta informando seu cliente. Indispensável para seu negócio.

4. Adiantamento ao cliente

Um dos diferenciais do despachante é a agilidade e facilidade para resolver as pendências veiculares de seus clientes. Por isso, vários despachantes “emprestam” um valor para que o cliente consiga cumprir com suas obrigações.

Até o cliente pagar esse serviço, é um prejuízo que fica para o escritório de Despachante. Com o relatório de adiantamento ao cliente é possível visualizar o valor que foi colocado a frente, data e origem. Tudo isso com o objetivo de garantir que o cliente consiga o que precisa e o despachante não fique no prejuízo. 

5. Controle de contas a pagar e receber

O ideal é que haja um controle rígido entre aquilo que a empresa recebe e paga, pois, havendo um desequilíbrio entre os dois o seu negócio pode ter sérias consequências financeiras

Neste relatório de contas a pagar você terá uma visão geral das suas despesas fixas e variáveis, bem como, datas de pagamentos, valores e todos os prazos. Já no relatório de contas a receber você terá a visualização dos valores que devem ser recebidos, datas, possíveis descontos, histórico de pagamentos e todas as informações do cliente. 

Esses relatórios devem ser acompanhados diariamente para evitar possíveis quebras de caixa. 

6. DRE

O DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício) é um dos relatórios gerenciais mais importantes da sua empresa. Com ele é possível entender a situação contábil e financeira da sua empresa. 

Esse relatório detalha o resultado bruto e líquido em determinado período da sua empresa. Ou seja, compara receitas, custos e despesas. Como resultado, fica mais fácil entender se o negócio está dando lucro ou prejuízo.

Para a gestão completa da sua empresa, recomendamos que acompanhe outros relatórios gerenciais, mas esses são essenciais para o sucesso do seu despachante.

Conta para a gente aqui nos comentários quais relatórios o seu despachante usa.  

Gostaria de ter acesso a esses relatórios? Então conheça o SGD.

ebook qualidade no atendimento
Leave A Comment