Como dobrar as vendas no seu despachante?

Sabemos que a rotina de um escritório de despachante é corrida, repleta de processos burocráticos e que demandam tempo. Nem sempre é possível dedicar-se para os clientes e possíveis clientes impactando direta e negativamente nas vendas. 

Mas, é possível dobrar as vendas do seu despachante reduzindo seus custos diretos. Quer saber como? Confira o texto a seguir.

Utilize um sistema para automatizar processos

Não há maneira eficaz de um despachante crescer, sem automatizar seus processos, isso é fato. Comece organizando as tarefas do seu escritório e distribua conforme as habilidades dos seus funcionários, dessa maneira nenhum colaborador ficará sobrecarregado ou ocioso. Além disso, utilize mecanismos de digitalização de documentos e controles financeiros para ganhar tempo. 

E, possua um sistema de gestão feito exclusivamente para despachantes, onde todas as tarefas do escritório estejam em um só lugar. 

Evite retrabalhos

Use a tecnologia para te ajudar na rotina do seu escritório. O contato com os clientes deve ser automatizado, por exemplo, o disparo de SMS automático informando a entrega de documentos. Juntamente com o armazenamento e controle das informações que deve ser feito no sistema, evitando que os colaboradores percam tempo organizando muitos papéis e tenham retrabalhos. Reduza o custo de um funcionário contratando um sistema de gestão que faça tudo isso. 

Use ferramentas de marketing

Depois que automatizar todos os processos, chegou a hora de encontrar mais clientes. Aposte na divulgação por meio das redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter e claro, possua um site repleto de informações sobre o seu negócio.

Sob o mesmo ponto de vista, recomendamos que realize posts semanais e com frequência direcionados para seu público. Se precisar de ajuda, contrate agência de publicidade ou Freelancer para te auxiliar nessas etapas. Caso prefira, você pode utilizar ferramentas de design como o Canva. O importante é manter suas redes sociais ativas, para que o seu escritório seja a primeira escolha de quem estiver procurando o serviço de despachante. 

Mantenha contato com seu cliente

Quantas vendas você já perdeu por não fazer contato com o seu cliente? Imprima relatórios semanais com final de placa ou data de aniversário dele.

Mande uma mensagem para ele – o intuito aqui é não deixar que seu cliente esqueça de você. Ele precisará do serviço de despachante em algum momento, por isso, você precisa estar presente na vida dele, para que ele lembre com mais facilidade do seu escritório. 

Possua um serviço de qualidade

Ofereça um serviço de qualidade para seu cliente, dessa forma você sempre será uma das primeiras escolhas dele. Para manter esse serviço com nível elevado sugerimos que prometa somente aquilo que pode cumprir, não deixe seu cliente esperando, facilite a vida dele e entenda suas necessidades e por fim, permita que o cliente não se preocupe e nem gaste energia, promovendo solução rápida de suas solicitações. 

Aplique técnicas de vendas

Um despachante não é um vendedor nato. Mas, sabemos que as habilidades de vendas precisam ser desenvolvidas em todos os segmentos, principalmente na área de serviços. Por isso, é importante seguir algumas técnicas para te ajudar nesta missão. De modo geral, a sua comunicação é o melhor artifício para vender.

Demonstre benefícios para seu cliente e aponte todas as facilidades que ele terá em escolher o SEU serviço e o SEU despachante. 

Tire do papel e coloque em prática

Tire seus planos do papel e faça acontecer! Comece automatizando sua rotina, possua um sistema de Gestão para despachantes como SGD para te ajudar nesses primeiros passos, delegue funções e coloque em prática todos os aprendizados. Como resultado, você com certeza irá dobrar as vendas no seu despachante.  

Já está pronto para colocar tudo em ação? Fale com um dos nossos especialistas.