Como encontrar clientes na internet

Já publicamos por aqui um artigo explicando de que forma você pode atingir seu público-alvo utilizando a internet. Mas antes você precisa saber onde ele está e como atraí-lo.

Muitos despachantes, principalmente os iniciantes, ainda não identificaram o seu público-alvo. Este artigo, que dá sequência a outro texto publicado neste blog,  foi escrito exatamente para você aprender a encontrar clientes na internet e cativá-los.

Há muito o que ler e aprender sobre marketing digital. Mas aqui vamos explicar a você algumas coisas básicas. Entretanto, isso já é o suficiente para você, que não tem pretensões nem ilusões de revolucionar seu negócio do dia para a noite, começar a perceber a diferença.

Para facilitar as coisas para você, abaixo a gente resume os três principais fatores que você deve ter em mente para se comunicar com seu público pela internet. E lembre-se que você vai sempre focar nos problemas de seus clientes, e não na venda!

Saiba localizar os clientes na internet

Há duas formas de fazer isso utilizando a internet. A primeira é a localização geográfica mesmo.

Você pode, ao fazer um anúncio, por exemplo, determinar que ele atinja somente as pessoas de determinada região. Pode ser sua cidade, seu bairro, ou até a vizinhança num raio de 10 quilômetros.

Assim você garante que só serão impactados aqueles que terão interesse em seu despachante na internet.

A outra forma é localizar essas pessoas dentro da própria internet. Em que lugares você pode disponibilizar serviços de despachante?

Faça buscas para descobrir que tipo de mídia seu público frequenta. Canais específicos do Youtube, fóruns, blogs… É por isso que logo no início deste artigo dissemos que é importante definir o perfil do seu público.

No caso de despachantes, definir o perfil do público pode ser um grande desafio. Só você mesmo saberá dizer se a sua clientela é formada por idosos, fãs de automobilismo, entusiastas de tecnologia ou empresários.

Ao descobrir quem são, localize-os e comunique-se com eles das formas mencionadas acima. É o primeiro passo para encontrar clientes na internet.

Otimize os resultados das buscas

Às vezes a melhor forma de encontrar uma pessoa é facilitar para que ela encontre você. Também funciona assim na internet.

Você já deve ter visto muitas das famosas hashtags. Mas você sabia que além de agregarem pessoas em torno de campanhas e protestos elas tem uma utilidade prática para os negócios?

Quando os usuários de redes sociais fazem buscas, eles podem se deparar com essas hashtags (#), que funcionam como uma espécie de índice que as leva até o seu objetivo.

Experimente utilizar algumas em suas redes sociais, como #IPVA2020, #PlacaMercosul ou #TransferênciaDePropriedade. Não precisamos dizer que o conteúdo dos posts precisa estar relacionado às hashtags.

No caso de textos para seu site e artigos em seu blog, você vai precisar de ajuda profissional ou um bom tempo dedicado a aprender mais sobre o assunto. 

Neles é necessário trabalhar com um conjunto de técnicas que recebe o nome de SEO (Search Engine Optimization). Com ela, a organização dos textos e da estrutura do site é otimizada para manter sua página bem colocada nos mecanismos de busca como o Google.

Resumindo: fica mais fácil para o cliente encontrar o seu despachante na internet. O objetivo é colocar seu site na primeira página do buscador sem precisar investir em anúncios!

Construa sua autoridade

Quando você tem relevância, o público vai naturalmente recorrer a você.

Não importa o que você faça e o quanto você invista na internet. Você só vai conseguir relevância se o público achar que você tem autoridade.

E o que constrói essa autoridade é justamente seu trabalho produzindo e postando conteúdo de qualidade.

As pessoas vão perceber valor no que você tem a dizer. Pense naquele seu concorrente que só posta no Facebook fotos dos aniversários na empresa. Você acha que o público vai entender que ele tem autoridade para resolver seus problemas com documentação?

Para se tornar referência, você precisa mostrar que entende do mundo dos despachantes, e traduzir essas informações para uma linguagem que o seu público compreenda.

Isso pode ser feito através de textos sem erros de ortografia e com informações relevantes, posts nas redes sociais com dicas para ajudar seus clientes e vídeos com tutoriais que mostram o quanto você domina o assunto.

Lembre-se: as pessoas estão sempre em busca de um “guru”, alguém em quem podem confiar. Mas para isso precisam ter a certeza de que ele sabe do que está falando.

 

Gostou das dicas para encontrar clientes na internet? Se você ainda não conhecia nosso blog, fique à vontade para dar uma olhadinha em outros artigos! São diversas dicas de gestão para seu despachante, de uma forma que será difícil encontrar em outro lugar (pode procurar!).

Continue fazendo uma boa administração e planejamento do seu negócio e até a próxima!

 

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