Como montar o preço de um serviço do jeito certo no seu despachante

Para não perder dinheiro e agregar valor aos serviços do despachante você precisa saber como calcular seu preço de venda corretamente.

Para saber como montar o preço de um serviço é preciso conhecer, entre outros dados, os elementos que o compõem: os custos fixos, custos variáveis e a margem de lucro.

Nessa dinâmica, para gerar valor ao serviço e conseguir melhores margens o seu despachante precisa reunir características que diferenciem o seu escritório da concorrência. Do contrário, não percebendo esse valor, a tendência é que a decisão do cliente seja tomada com base no menor preço.

Os caminhos para entender como montar o preço de um serviço:

A primeira coisa que você precisa fazer para avaliar se o seu preço está adequado é detalhar todos os números envolvidos. Vamos começar pelo primeiro deles: os custos fixos.

O que compõem os custos fixos

Eles são chamados de fixos, mas não é por isso que eles não sofrem variações. Podem aumentar, tanto como também podem diminuir. Eles apenas não variam conforme as suas vendas, ou seja, vão existir mesmo se houver faturamento ou não.

Podem ser inclusos nesta conta, o aluguel, o seu pró-labore, a sua alimentação, o salário dos seus funcionários, a energia elétrica, os materiais de escritório e outros mais.

O que compõem os custos variáveis

Já os custos variáveis são aqueles que variam conforme o volume de prestação do seu serviço. Ou seja, quanto maiores forem as suas vendas naquele mês, maiores serão também os seus gastos.

Nessa conta, você pode incluir o valor da hora de trabalho dos seus colaboradores, os custos com impressão, de deslocamento e outros mais. Ah, não esqueça de incluir nesta conta os custos com impostos e comissões.

A margem de lucro

A margem de lucro é o valor que você quer que sobre no caixa da empresa, depois de pagar todos os custos fixos e variáveis.

Essa margem é você quem estabelece, com base é claro, no que acredita que o cliente está disposto a pagar pelo seu serviço e o mercado permite que você cobre.

Para defini-la não há uma receita pronta, mas uma coisa é certa: quando mais valorizado pelo seu cliente, maior também serão os seus ganhos.

Como agregar valor e melhorar as suas margens?

Em vendas costumamos dizer que não existe serviço caro ou barato, o que existe são percepções de valores.

São ideias que você vai gerar no seu cliente a partir da sua comunicação, do detalhamento do seu serviço, do seu atendimento, enfim, das diversas atitudes que você tem quando entra em contato com o cliente.

E isso só se torna possível quando há um apelo emocional envolvido. Ou seja, você consegue quebrar a racionalidade da compra, mantendo o foco no benefício gerado pelo serviço em questão.

Vamos exemplificar essa estratégia no licenciamento de um veículo

Se você simplesmente vender o serviço em questão, por ser algo obrigatório para o cliente, certamente ele vai fazer uma pesquisa de preço e decidir pelo despachante que oferecer o preço mais baixo.

Agora, o caso poderia ser bem diferente se nesse contato houvesse mais emoção envolvida. Por exemplo, no mês correspondente a placa desse veículo, você poderia mandar um cartão, assinado pelo seu despachante, junto de um pequeno brinde para esse cliente, lembrando-o da validade do documento.

Certamente, esse cuidado tornaria a sua comunicação mais pessoal. Assim ganha você e ganha o seu cliente.

Falando nisso, para complementar os seus estudos, confira outros artigos relacionados e aprenda tudo o que você precisa saber para usar os diferenciais no seu atendimento para melhorar a lucratividade do seu despachante.

 

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Comments (1)

  • Parabéns pela ferramenta de comunicação e suporte aos Despachantes. O dimensionamento para a formação de preço em serviços é uma das grandes dificuldades para quase que a totalidade dos pequenos empreendedores. Essas informações podem auxiliar o empreendedor na tomada de decisão.

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