De olho no cliente: 5 motivos usados para escolher e contratar um despachante

O que você sabe sobre seu cliente? Já se perguntou os motivos que fizeram ele contratar os seus serviços de despachante e não de um concorrente? E o contrário, por que seus concorrentes estão com movimento frequente enquanto seu negócio passa por um período de baixa?

Todas as respostas para as perguntas acima passam pela capacidade do despachante de fazer um verdadeiro raio-x do cliente, dos seus hábitos e das suas preferências na hora de contratar um profissional. Isso é essencial para melhorar o atendimento e os serviços prestados, fidelizar os atuais clientes e aumentar a clientela. Ou seja, não ficar de olho no cliente e focar apenas naquilo que o despachante considera relevante – muitas vezes por dedução – é um erro a ser evitado. 

Por isso, já sabendo de antemão que o trabalho do despachante é sempre associado à comodidade e de economia de tempo por quem não quer enfrentar burocracias, como as relacionadas às autoridades de trânsito, o caminho é aprender mais sobre outros motivos que os clientes levam em conta na contratação dos serviços.

O que o cliente leva em conta na hora de contratar um despachante

Tempo de mercado 

O tempo de atuação é um item importante a ser considerado. O cliente preza pela confiança no prestador de serviço. E isso tem relação direta com o fato do despachante ter uma presença de mercado relevante e que o faça referência na área. Isso é um motivo de atração de clientes, mas é especialmente importante para fidelizar a clientela, aquela chega e fica.

Atendimento 

Cliente quer sempre ser bem atendido. E isso passa pela forma com a empresa (o despachante, no caso) se dispõe a atendê-lo. Isso significa ter uma estratégia eficiente e múltiplos canais para atendimento. Pensa no quanto é frustrante um cliente ligar para o número divulgado e chama, chama, chama e ninguém atende. E tudo o que ele queria era tirar uma dúvida ou saber mais sobre um determinado serviço. 

O mesmo vale se o despachante adota ferramentas digitais para atendimento como página no Facebook ou WhatsApp. Se divulga, procure usar com agilidade e eficiência para atender e mais do que isso, encantar o potencial cliente.

Localização

O que será que os clientes acham da localização do seu escritório? No caso do despachante, a escolha de estar próximo de órgãos como o Detran é a mais lógica. Mas como resolver questões como registro de veículos e obtenção de CNH não são os únicos serviços prestados, a localização pode usar outro critério. E o que cliente espera ou deseja pode ser decisivo nessa escolha. 

Por exemplo, mesmo considerando as questões de custo, por que não abrir um escritório de despachante num shopping center ou num prédio comercial com estacionamento e praça de alimentação? Pode ser um shopping tradicional ou os chamados “shoppings automotivos”, que reúnem diferentes revendas de veículos. Pense na comodidade e praticidade para o cliente e aquela ideia de “resolver tudo em um único lugar”.  

Prazos

Em qualquer manual de bom atendimento, o cumprimento de prazos é um quesito que pesa na avaliação do cliente. É motivo para reclamação e mais, para não contratar os serviços novamente. No caso do trabalho do despachante, a demora na finalização dos processos e as promessas não cumpridas são muito ruins na relação com o cliente. Ele quer agilidade e respeito. 

Por isso, sempre considerando os prazos que não dependem do despachante, é importante ser claro com cliente quanto à conclusão dos processos e entrega de documentos. Procure adotar os prazos reais e não recorrer a prazos “vendedores”, que são ótimos para ganhar o cliente, mas que foge da realidade.

Indicação para contratar um despachante

Por fim, as indicações são motivos relevantes para um cliente contratar um determinado despachante. E neste caso, pode-se seguir dois caminhos. 

O primeiro é focar em fazer um atendimento de qualidade. Seguir as sugestões acima e ser eficiente. Isso por si só poderá encantar os clientes a ponto deles indicarem seus serviços por conta própria, sem estímulo qualquer a não ser a satisfação com o atendimento.

O segundo caminho é agregar ao atendimento eficiente, ações que estimulem justamente as indicações. Pense em promoções e ações de relacionamento via redes sociais e e-mail marketing. Ofereça cortesias e brindes para os clientes que curtem e compartilhem banners do despachante e avaliações positivas. Uma dica é buscar parceiros para oferecer outros serviços e produtos (como, por exemplo, geometria e balanceamento, revisão…). 

Compartilhe conosco suas ações de relacionamento com seus clientes e como isso influencia na qualidade do atendimento.