Como facilitar a rotina de atendimento ao cliente no despachante

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atendimento ao cliente

Ter capacidade para oferecer um atendimento de excelência é um dos grandes diferenciais para quem atua no segmento de despachante.

Encarar de frente a missão de fazer com que um cliente se sinta bem atendido faz parte do desafio de toda e qualquer empresa. Mas, para não perder o foco e manter a excelência no atendimento ao cliente é preciso criar uma rotina eficiente.

Caso contrário, é muito fácil se perder em meio a outras tantas tarefas e deixar o cliente sem resposta. O que é um grande problema, principalmente para o despachante, que em geral é escolhido para desburocratizar a vida dos clientes.

Para evitar essa situação é fundamental contar com ferramentas que ajudem a economizar tempo na execução das tarefas. Sobretudo, para que a satisfação do cliente seja tida como prioridade.

Veja então as melhores formas para o despachante simplificar as suas rotinas e ser mais produtivo no atendimento ao cliente.

Esteja preparado para o atendimento ao cliente

No dia a dia do despachante é normal que a rotina seja bem agitada, mas, isso não deve ser motivo para deixar a qualidade do atendimento ao cliente cair.

Por isso, é importante definir prioridades que ajudem a organizar o trabalho e impeça que qualquer solicitação fique sem resposta.

Algumas empresas costumam criar manuais de atendimento e guias com perguntas e respostas sobre temas práticos para isso. Eles facilitam e detalham os protocolos a serem seguidos quando alguém entra em contato com a empresa. Além disso, padronizam os contatos e interações, alinhando a postura adotada pela equipe.

Tenha uma plataforma para abrigar informações relevantes

Contar com um sistema para abrigar informações importantes coletadas no atendimento ao cliente é essencial para o despachante. Sobretudo para gerar conhecimento e manter o histórico das informações.

Ao fazer isso, o despachante não apenas impede que detalhes sejam esquecidos, como também, pode se concentrar em atividades mais estratégicas. O que vai favorecer para que ele seja mais eficiente nas rotinas operacionais, otimize custos e ofereça o melhor atendimento para o seu cliente.

Isso porque, com um sistema automatizado, ele pode acompanhar todo o atendimento ao cliente – da abertura da Ordem de Serviço ao Pós-venda – e assim ter o controle total do despachante nas suas mãos.

Tenha uma equipe treinada e focada no cliente

Prestar um bom atendimento não significa apenas ser gentil e ouvir de forma ativa e educada. Está, principalmente, em oferecer a melhor solução para os problemas que os clientes apresentam.

Para cumprir com essa promessa é preciso que toda a empresa esteja envolvida em uma cultura que coloque o cliente em primeiro lugar.

Do contrário um atendimento ruim pode arruinar a reputação da empresa. Além de manchar a percepção, a experiência do cliente e levá-lo para a concorrência.

Portanto, treine sua equipe para que ela melhore os serviços oferecidos e esteja disposta a fazer com que o atendimento ao cliente seja eficiente e inesquecível.

Realize um pós-vendas eficiente

O atendimento ao cliente não se encerra com o fechamento de uma venda. Mas, deve perdurar, mantendo-se ativo para que o cliente volte a comprar mais vezes.

Por esse motivo, é essencial que o despachante desenvolva estratégias de pós-venda e conte com as ferramentas certas para manter esse contato ativo.

Um exemplo de uma plataforma que você pode usar é o SGD da Bludata, que oferece diferentes serviços e todos os recursos que o despachante precisa para prestar um bom atendimento ao cliente.

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