Novas tendências no mercado de trabalho: o seu despachante está preparado?

O mercado de trabalho está evoluindo mais rápido do que nunca. E para não ficar para trás, os negócios tradicionais precisam saber como incorporar as novas tendências no seu dia a dia.

Não é de hoje que temos sentido os impactos das novas tecnologias no mercado de trabalho e muitas delas já não são mais segredo para ninguém. Mas, será que você tem conseguido aproveitá-las da melhor forma? Como tem se preparado para enfrentar esses desafios?

É o que queremos te ajudar a entender. Continue com a gente até o final deste artigo e aproveite a leitura.

O mercado de trabalho já não é mais o mesmo

Quando falamos em tendências no mercado de trabalho, não nos referimos a algo que está previsto para acontecer daqui há 10, 20 anos. Mas, sobre transformações que devem estourar em poucos anos e bem perto de você, despachante!

Para ilustrar, vamos pegar um tema bastante atual e que está diretamente ligado ao seu mercado de trabalho: os carros autônomos.

Para você ter ideia, alguns estudos apontam que mais de 50% dos automóveis nos Estados Unidos até 2020 devem ser autônomos (ou estarão preparados para ser).

Agora, imagine os impactos dessa transformação em um mercado de trabalho, onde grande parte dos profissionais autônomos atua como motorista (de Uber, de taxi, transporte público, etc.)!

Uma ruptura nesse segmento pode significar para milhões de pessoas a perda do seu emprego. Assustador não é mesmo?

E esse é apenas um dos exemplos, que deve se estender para outras diversas áreas. Portanto, vale estudar o que o futuro nos reserva e começar a agir, de preferência hoje mesmo!

O futuro é agora: confira as principais tendências

A popularização da tecnologia tem ampliado as conexões e encurtado a distância e o tempo. Isso tem gerado muitas mudanças no comportamento das pessoas e na forma como elas se organizam em sociedade, inclusive no mercado de trabalho. Para ajudar você entender o que vem pela frente, separamos algumas das principais tendências. Esteja preparado!

Contratação por projetos

Diferente do que tradicionalmente acontece, as equipes serão agrupadas por entregas específicas e não mais por áreas. Portanto, a empresa do futuro deve ser capaz de entender as pessoas, saber integrá-las e ainda manter a sua produtividade.

O trabalho remoto

A figura de um colaborador que fica 8 horas diárias dentro de um escritório deve acabar muito em breve. Hoje, inclusive, podemos ver inúmeros profissionais saindo de grandes empresas e exercendo funções autônomas, ou trabalhando para diversas empresas ao mesmo tempo. O grande número de escritórios compartilhados que têm surgido por aí são pistas de que essa revolução já começou.

Diversidade na equipe

Os esforços para aumentar a diversidade e a inclusão nas empresas é outra tendência do mercado de trabalho. O objetivo com isso é tornar as empresas de fato globais, misturando diferentes idades, raças, gêneros, religião e ideologias. Inclusive, para criar nos funcionários um forte senso de pertencimento.

Automação dos processos

A inteligência artificial e a automação são coisas que vieram pra ficar. E cada vez mais estão revolucionando a forma com que fazemos diversas tarefas. A presença dessas tecnologias, mais do que extinguir determinados cargos, chega para somar. O que vai haver é uma inversão de papéis, permitindo que as pessoas possam se dedicar mais à funções humanas, como a criatividade, o senso crítico e a colaboração.

Maior qualidade de vida

As pessoas têm valorizado cada vez mais o significado do seu trabalho e isso tem influenciado na escolha e na motivação dos profissionais.

Por isso, saber transmitir para a equipe os valores e a missão da sua empresa tornou-se essencial. É essa conexão que vai gerar engajamento e fazer os funcionários vestirem a camisa. O que é bom para o colaborador e você. Afinal, colaboradores felizes, produzem mais e melhor e o seu despachante só tem a ganhar com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *