Sua empresa possui boas práticas e rotinas de organização e qualidade? Então não será difícil atender às exigências de um Sistema de Gestão de Qualidade.

 

A ISO 9001 vem se tornando uma exigência comum para os despachantes, que necessitam da certificação para realizar alguns de seus serviços. Mas adaptando seu negócio para essa exigência, você terá outras vantagens.

Você sabe como funciona a certificação?

Se você administra uma empresa desse setor, prepare-se para o nível de detalhamento na adaptação do seu negócio para cumprir todas as exigências. As normas e os procedimentos necessários podem variar de acordo com a complexidade da rotina e a forma como estão estruturados os seus processos internos.

Neste artigo, veremos o que você precisa saber sobre o ISO 9001 para despachantes. Confira!

Para que serve a ISO 9001?

A função da ISO (International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, em português) é desenvolver e promover normas que serão utilizadas igualmente por todo o mundo. Elas podem variar de organização para organização, sem impor uniformidade na documentação, mas padronizando a qualidade.

No Brasil, a gestão da ISO está a cargo da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), responsável por certificar os Sistemas de Gestão de Qualidade. 

A definição dos requisitos para a implantação do sistema gera um padrão de qualidade, criando um sentimento de confiança no cliente. Resumidamente, um selo de qualidade ISO certifica que os produtos e serviços daquela empresa seguem um padrão internacional de qualidade.

A certificação ISO 9001 é baseada em 8 princípios de qualidade:

  1. Foco no cliente;
  2. Liderança;
  3. Abordagem de processo;
  4. Abordagem sistêmica para a gestão;
  5. Envolvimento das pessoas;
  6. Melhoria contínua;
  7. Abordagem factual para tomada de decisões;
  8. Benefícios mútuos nas relações com fornecedores.

Necessidade da certificação ISO 9001 para despachantes

A adaptação às normas para certificação ISO 9001 já faz parte do dia a dia de muitas empresas brasileiras, dos mais diversos ramos de atuação. Essa preocupação também chega aos despachantes, que precisam atender às normas para poder realizar com eficiência toda a gama de serviços disponíveis.

Além de auxiliar você a colocar em prática todos os serviços oferecidos por sua empresa, a ISO 9001 também contribui para a transmissão de confiança ao público. Esteja muito atento a este quesito! Trata-se de um fator cada vez mais observado pelos clientes que buscam pelos serviços de um despachante.

Como funciona o processo de certificação?

A primeira coisa que você precisa saber sobre a ISO 9001 é que o tempo de certificação pode variar bastante. A agilidade do processo depende muito do comprometimento da empresa (tudo depende das alterações necessárias para alcançar o Sistema de Gestão da Qualidade). Mas, em geral, leva de 6 meses a 1 ano para você conquistar a sua certificação.

Anote as exigências para que sua empresa possa iniciar o processo de requerimento:

  • possuir um CNPJ;
  • cumprir a legislação relacionada à atividade da empresa;
  • implementar os seguintes requisitos:
    • identificação do contexto da organização;
    • identificação das partes interessadas;
    • mapeamento de processos;
    • definição da liderança;
    • política da qualidade;
    • planejamento do Sistema de Gestão;
    • definição dos recursos para o planejamento;
    • processos de operação;
    • verificação do cumprimento dos objetivos;
    • ações corretivas;
  • realizar uma auditoria interna;
  • entrar em contato com uma entidade para a realização da certificação.

Um sistema que ajuda você a atender às normas

Neste momento você deve estar pensando como irá lidar com tantas exigências. Felizmente você pode contar com um sistema digital de gestão para despachantes. É uma ótima solução para facilitar a adaptação às normas de gestão da ISO 9001. A Bludata possui a ferramenta ideal para organizar e controlar o seu despachante: o SGD – Software Gerenciador de Despachantes.

Trata-se do único sistema de gestão que atende a todas as exigências para certificação ISO 9001 dos escritórios de despachantes, garantindo mais segurança e produtividade, uma vez que pode ajudá-lo a cumprir todas as exigências passo a passo e monitorá-las ao longo do tempo.

Entre suas funcionalidades estão:

  • organização das informações financeiras;
  • configurações de segurança;
  • cobrança de clientes;
  • automação de processos internos;
  • integração com bancos e cooperativas;
  • digitalização de documentos;
  • relacionamento com o cliente.

E a sua empresa, já possui a certificação ISO 9001? Ainda não, mas pretende implantar? Seja qual for a resposta, conheça melhor todos os benefícios do SGD visitando o nosso site!

 

ebook qualidade no atendimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *