Plano de metas: como o seu despachante quer estar em 2019?

gestão informatizada
Acabe com as planilhas e tenha uma gestão informatizada no seu despachante
10 de dezembro de 2018
Exibir Tudo
plano de metas

A agenda lotada do último trimestre não pode ser uma desculpa para que você comece o ano de 2019 sem um planejamento estratégico.

Você já parou para pensar onde quer que o seu despachante esteja em 2019? Por mais que você tenha postergado o seu plano de metas, a verdade é que você não pode começar o ano sem um planejamento.

Afinal, como já abordamos em outro texto do blog, não ter visão de futuro e desperdiçar o seu tempo com coisas que fazem pouco sentido, pode custar caro e fazer com que a concorrência passe à sua frente.

Mas, como traçar um plano de metas que realmente funcione, sem perder o foco no objetivo final, que é trazer resultados?

Seu plano de metas precisa estar focado em resultados

A elaboração de um plano de metas é uma forma de definir ações para alcançar objetivos. Portanto, não se prenda ao caminho que você usa para chegar lá, mas, foque nos resultados que você pretende alcançar.

Afinal, empregar esforço para entregar um projeto não é o bastante. Ele precisa ser eficiente e melhorar os indicadores do seu negócio.

Dividindo o processo em etapas fica mais fácil elaborar um plano de metas assertivo. Conheça alguns passos essenciais que podem ajudar o seu despachante a chegar lá!

Faça uma análise do ano atual

Antes de pensar nas metas para 2019 é preciso analisar a situação atual do seu despachante.

Para isso, busque conhecer os seus pontos fortes e fracos e tenha consciência das potencialidades do seu negócio no mercado que ele está inserido.

Olhe também para o ambiente externo, procurando identificar oportunidades e ameaças que o cenário de 2019 pode apresentar.

Ter esses dados em mãos costuma gerar muitas ideias para implementar mudanças. Não os perca de vista!

Tenha foco ao criar o seu plano de metas

Depois de analisar seus números você precisa estabelecer as áreas ou demandas de gestão que pretende atacar. Para fazer o seu plano de metas funcionar, escolha um problema por vez e mantenha o foco.

Estabeleça os objetivos macros da empresa, mas também, defina metas para cada área, ou seja, para os seus colaboradores.

Assim, os objetivos da empresa e cada uma das áreas trabalham em sintonia, sem que ninguém gaste energia com o que não interessa.

Determine metas que tragam resultados reais

Para que seu plano de metas seja eficaz você precisa saber aonde pretende chegar. Mas, também precisa acompanhar se o que foi traçado está realmente te fazendo sair do lugar.

Para ter certeza de que você está avançando algumas dicas podem ajudar.

  • Em primeiro lugar, certifique que os seus objetivos contém números
  • Escreva o seu plano de metas envolvendo outras pessoas (gestores e colaboradores) para ter uma ideia mais clara do caminho
  • Para cada área, eleja, no máximo, 5 objetivos macros
  • Ao elaborar seu plano, pense em curto prazo, estabelecendo metas, no máximo, a cada trimestre.

Ao pensar nas medidas necessárias para que você alcance seus objetivos, pense em metas que estejam ao alcance do seu despachante. Isso, sempre levando em conta o orçamento que você tem disponível.

Acompanhe os seus resultados

Para concluir, é importante que você estabeleça controles para acompanhar os resultados das suas ações. Essa tarefa é fundamental para que o seu plano de metas se desenvolva conforme o planejado, gerando os resultados esperados.

Para acertar as arestas, faça adaptações de tempos em tempos. Elas permitem que você possa acertar o leme do seu barco e seguir o seu destino, sem erro.

Torne essa tarefa um hábito rumo aos seus objetivos, e não esqueça de comemorar as suas conquistas.

Agora é com você! Invista tempo e esforço no plano de metas do seu despachante, melhore os seus processos e alcance o sucesso. Lembre-se que para chegar lá, você precisa dar o primeiro passo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *