Os principais erros na venda dos serviços do despachante

Nem sempre quando as vendas caem o problema está no mercado ou no perfil de clientes. Na maioria das vezes, a falha está relacionada à forma como que o processo está sendo executado.

Seja em uma grande empresa ou em um pequeno comércio, é necessário que você seja um bom vendedor para haver faturamento. Além de conhecer o seu mercado é preciso entender o fluxo interno para que as estratégias de venda não gerem resultados insatisfatórios ou se tornem ineficientes. Sobretudo, porque os principais erros na venda de produtos e serviços estão relacionados às falhas nos processos e não na metodologia em si.

Os principais erros na venda que prejudicam a sua negociação

Verdade seja dita, a maioria das empresas descobre erros na venda dos seus serviços da maneira mais difícil, quando o faturamento dá sinal de que algo não vai bem. Nessa tarefa, são vários os erros na venda que podemos usar como exemplo:

  • As empresas pecam tentando adivinhar o que o cliente está pensando, antes mesmo de ouvi-los
  • Oferecem serviços que não atendem às necessidades das pessoas
  • Falam demais ou não estão preparadas para responder às dúvidas dos clientes
  • E ainda pior, esperam o cliente ligar para reclamar para perceber que algo está errado

Mas, é possível que o seu despachante reconheça essas causas antes que os problemas estejam instaurados e os indicadores de performance podem acender esse alerta.

Para isso você precisa se aprofundar e buscar conhecer os próprios números. Informações sobre o momento da desistência da compra, a abordagem usada pelo atendente ou o feedback do cliente no pós-venda podem ajudar a identificar os gargalos que estão barrando essas negociações.

3 perguntas que sinalizam as causas dos problemas

Conheça alguns sinais de que você precisa reformular os processos de venda existentes.

1. Para quem seus processos de venda se encaixam?

Quando uma empresa cresce é normal que algumas falhas no processo sejam reveladas. E esse pode ser o caso do seu despachante.

Quando uma empresa ganha corpo, é provável que não seja apenas uma pessoa que esteja envolvida com as atividades administrativas. Aí, se os fluxos e as rotinas não estão bem documentadas, ou ainda, são realizadas de forma manual muita coisa pode dar errada.

Pare um pouco para analisar para quem os seus processos de trabalho se encaixam.

Eles estão sendo compreendidos por todos na sua empresa?

Os recursos humanos e equipamentos estão sendo suficientes?

Atendem às necessidades da sua equipe e dos clientes, com agilidade e qualidade?

Você seria capaz de escala-los para atender novos clientes?

Caso suas respostas sejam negativas é um forte indício de que você precisa atualizar seus fluxos de trabalho para conter possíveis erros na venda dos seus serviços.

2. Onde os processos travam? Estude os porquês

Outro indicador que pode revelar erros na venda dos serviços do despachante está nos gargalos. Ou seja, em determinada etapa do processo de negociação que não vai bem.

Dê um mergulho fundo para conhecer esses porquês. Puxe o fluxograma dos seus processos e analise cada etapa.

Será que você ou a sua equipe não estão pulando algum passo?

Será que algo ali não precisa ser melhor definido?

O que faz com que essa etapa seja tão complicada de ser realizada?

Deveriam ter mais ou menos pessoas envolvidas nessa tarefa?

Um sistema não poderia melhorar esse fluxo? Aumentar os controle e otimizar o tempo?

Converse com sua equipe para ver onde o seu despachante pode melhorar. Não esqueça de listar e documentar todos os fatores que poderiam ajudar para que essa parte do processo de venda fluísse sem problemas.

3. Os serviços que você oferece resolvem problemas?

As pessoas, hoje, estão sedentas por informação e boa parte dos erros na venda acontecem porque as pessoas ignoram esse detalhe.

Nessa dinâmica as empresas mantém o foco na venda, quando, na verdade, ele deveria estar na solução dos problemas dos clientes.

Criar empatia com o cliente é essencial para o fechamento de um negócio

Quando isso acontece, o cliente confia nos seus serviços e se abre melhor para as negociações. Por consequência, suas chances de sucesso na venda serão cada vez maiores.

Você pode perceber erros na venda nesta etapa analisando o índice de satisfação dos clientes. Para isso, você pode usar uma pesquisa, como a Net Promoter Score e pedir para o seu cliente avaliar o seu atendimento dando uma nota de 1 a 10.

Dependendo da pontuação que o cliente fornecer, é sua tarefa estudar a fundo os porquês desse resultado e o que você poderia fazer para aumentar essa pontuação.

Lembre-se que a opinião dos seus clientes sempre será a sua melhor bússola.

Continue nos acompanhando porque temos muitas dicas para lhe ajudar a crescer.

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