Qual o valor do cliente para o seu despachante?

Você sabe qual é o valor do cliente para o seu despachante? Muitos empreendedores enfrentam dificuldade para enxergar quanto cada um dos clientes que entra em seus estabelecimentos contribui para o sucesso do negócio – afinal, são os consumidores que geram o lucro de uma empresa.

Entretanto, mesmo aqueles gestores que possuem uma boa visão sobre o valor do cliente enfrentam um outro desafio: transmitir isso para o público. Cada detalhe de um atendimento ou prestação de serviço contribui para compor a percepção de valor de um cliente, certo? É preciso muita atenção para entregar experiências satisfatórias ao público.

Veremos, neste artigo, qual é o valor do cliente para o seu despachante. Confira.

O impacto de cliente para o despachante

Imagine uma empresa especializada em comercializar acessórios para celular e realizar o serviço de conserto desses equipamentos. Para diminuir os custos e aumentar os lucros obtidos, ela utiliza apenas produtos de segunda mão e baixa qualidade. 

As consequências dessa ação até podem parecer lucrativas em um primeiro momento: com custos menores, o dinheiro que fica na empresa é maior. Entretanto, é preciso considerar outro fator fundamental: a satisfação do cliente. Uma pessoa insatisfeita com o serviço prestado dificilmente volta a fazer negócio, não é?

Ou seja, a empresa obtém um lucro imediato com a redução dos custos, mas perde todas as outras vendas que poderia fazer para esse mesmo cliente. No fim das contas, essa não é uma estratégia tão vantajosa.

Em um despachante, a lógica funciona da mesma forma. Quando os clientes se sentem valorizados, eles tendem a voltar para consumir diversas vezes da sua empresa – gerando uma receita recorrente, que é fundamental para os resultados financeiros alcançados.

São os clientes que sustentam uma empresa, portanto, nada mais justo do que reconhecer a sua importância e valorizar cada uma das pessoas atendidas pelo seu despachante. Esse é o caminho para melhorar o relacionamento com o cliente e potencializar o desempenho obtido.

Como aumentar o valor do cliente?

Mas, e então, qual é o valor do cliente para o seu despachante? Pare para analisar como você lida com cada um dos atendimentos realizados. Será que os seus clientes saem satisfeitos da sua empresa? Seria possível melhorar essa relação para gerar mais vendas recorrentes?

A base para aumentar o valor do cliente para o seu negócio é prestar um serviço de qualidade e gerar satisfação. Entretanto, existem outras ações que podem ajudá-lo nessa missão:

  • Invista em relacionamentos duradouros. Coloque as necessidades dos clientes em primeiro lugar e crie uma relação de parceria – o objetivo é que ele seja benéfico para as suas partes.
  • Faça toda a equipe valorizar o cliente. É muito comum que o dono valorize cada cliente que entra na empresa, mas o restante da equipe pode não ter essa mesma visão. Portanto, procure treinar todos os funcionários para que eles entendam a importância de cada atendimento.
  • Dê atenção ao pós-venda. Não deixe que o relacionamento termine após efetuada a primeira compra. Procure adotar ações que tragam esse cliente novamente até o seu despachante.
  • Satisfação em primeiro lugar. Lembre-se que o seu objetivo é satisfazer o cliente a qualquer custo – mesmo que isso signifique comprometer uma parcela dos lucros no curto prazo. Certamente, o valor do cliente em longo prazo será muito maior e todo o investimento valerá a pena.

Você já havia pensado sobre o valor do cliente para o seu despachante? Gostou das informações apresentadas neste artigo? Deixe o seu comentário e até a próxima.

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