Segurança dos dados: como manter seguras as informações do seu despachante

Nenhum escritório, seja ele grande ou pequeno, pode se dar ao luxo de ignorar a segurança das suas informações. É um problema que afeta a todos, inclusive os clientes.

O mundo hoje é digital e por isso qualquer falha na segurança dos dados pode significar grandes prejuízos para qualquer organização. Sobretudo, ocasionadas pelo roubo de informações sigilosas ou geradas para a manipulação das estruturas de TI.

Para se precaver, é importante estar preparado! E é por isso que criamos esse artigo, para oferecer ao seu despachante a informação que você precisa para manter a sua empresa em segurança.

O desafio da segurança dos dados para os despachantes

Segundo dados um terço dos computadores no mundo sofreram ataques de malware em 2018. Outros estudos dizem ainda que mais de 50% dos ataques cibernéticos dos últimos anos foram endereçados aos PCs e usuários de pequenas e médias empresas.

Esse perigo tem levado muitas empresas a se preocuparem com a segurança dos seus dados, tanto na internet quanto em seus computadores.

No entanto, muitos despachantes ainda não entenderam a importância deste assunto, e por isso, muitos desses escritórios não contam com nenhum tipo de proteção.

O que é bastante arriscado, afinal, os transtornos gerados com esses ataques podem interromper a produtividade dos escritórios e o fluxo de caixa, causando uma série de consequências indesejadas.

Mas você pode fazer diferente, protegendo seus dados com passos relativamente simples. Mesmo porque, você não precisa fazer muito esforço para ter a tranquilidade que o seu despachante precisa.

Mantenha uma cultura voltada à segurança

A maioria das pessoas sabe que não pode abrir anexos de fontes desconhecidas, nem tampouco baixar arquivos de sites suspeitos. No entanto, mesmo com toda atenção, as pessoas podem ser pegas desprevenidas. Mesmo porque, muitas infecções podem vir de fontes confiáveis que foram corrompidas.

É importante, portanto, criar uma cultura corporativa, para orientar e capacitar os colaboradores para agir de maneira segura e pró-ativa.

E ainda, dar preferência para sistemas que mantenham os dados criptografados e que permitam um maior controle operacional interno. Tudo para que não ocorram manipulações, proporcionando maior segurança e credibilidade nas operações do seu despachante.

Faça backups dos seus arquivos

Como comentamos no tópico anterior é importante criar rotinas de segurança e os backups são ótimas opções.

Assim, você garante que dados vitais e importantes para o seu despachante sejam mantidos em segurança.

O custo de ignorá-lo pode gerar inúmeros prejuízos e arrependimentos que você pode amargar para o resto da vida.

Crie senhas fortes e únicas

Tem um ditado popular que diz que é melhor prevenir do que remediar e ele se adequa muito bem quando o assunto é a segurança dos dados. Sobretudo quando se trata das senhas de acesso.

Definir senhas seguras pode parecer chato e burocrático, mas é uma atitude imprescindível. Afinal, a facilidade de acesso pode abrir brechas muito perigosas de segurança.

Portanto, certifique que sua equipe utilize senhas fortes e únicas, contendo numerais e letras maiúsculas e minúsculas, todas misturadas.

Controle os comportamentos de navegação

Sim, controlar como os funcionários utilizam a internet e os sistemas na sua empresa pode poupar muitas dores de cabeça. E ainda, é uma forma de você controlar como estão as coisas e a produtividade dos seus colaboradores.

Uma boa ideia neste sentido é bloquear sites inapropriados, garantindo que eles não possam ser acessados dos computadores da sua empresa.

Além disso, é importante orientar os colaboradores a respeito das ameaças de segurança para que eles também se protejam durante o uso pessoal. Afinal, muitos deles, nos intervalos acessam seus emails pessoais e contas bancárias, por exemplo.

Tenha mais segurança na sua gestão

Com o grande volume de informações que armazenamos e produzimos atualmente é imprescindível implementar soluções que protejam nossos dados. E é preciso que elas estejam preparadas para garantir a eficiência e a integridade que a empresa como um todo precisa.

É só assim que se torna possível administrar como os colaboradores utilizam a internet e os sistemas, controlar o tráfego das informações e os acessos de acordo com a necessidade de cada equipe. E o mais importante: economizar tempo e recursos, aumentando a eficiência das operações e garantindo resultados ainda melhores para o seu negócio.

Basta para isso assimilar a importância do tema e dar o primeiro passo. Conte com a gente, sempre!

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