Como a tecnologia aplicada a gestão tem mudado o dia a dia do despachante

As pessoas, hoje em dia, estão acostumadas a ter toda a informação que precisam na palma da mão. Portanto, nada mais natural que os despachantes tenham que acompanhar esse progresso.

A tecnologia aplicada a gestão tem impactado a vida das pessoas de diferentes formas. Além da maior precisão e economia de tempo, as empresas conseguem por meio dela, reduzir seus custos, ter mais flexibilidade de trabalho, oferecer um melhor atendimento aos seus clientes e otimizar seus resultados.

Do mesmo jeito, os avanços desses últimos anos também vem mudando o dia a dia do despachante. Você concorda?

Bem, talvez você ainda não tenha parado para refletir sobre isso. Afinal, a evolução é tão rápida, que nem sequer paramos para pensar sobre o quanto a nossa forma de trabalho tem se tornado mais prática com essas ferramentas.

Por isso, no artigo de hoje propomos essa reflexão. O objetivo com ela é fazer você perceber a importância das novas tecnologias para o sucesso do seu despachante. E ainda, fazê-lo perceber de que forma esse progresso pode melhorar a gestão dos seus processos.

Conheça agora, alguns dos avanços no cotidiano dos despachantes e identifique-se com eles.

O que a tecnologia aplicada a gestão traz de benefícios para o despachante?

Se o seu despachante tem uma certa tradição no mercado, é bem provável que já tenha acompanhado muitas mudanças. E para percebê-las você nem precisa ir muito longe.

Há bem pouco tempo atrás, quando o cliente precisava resolver uma pendência administrativa com seu carro, ele precisava fazer vários deslocamentos até um escritório físico. Coisa que hoje em dia já não faz mais sentido.

Com a informatização de muitos processos, os serviços se tornaram mais ágeis e eficazes.

Chegou-se, inclusive, a um ponto em que o cliente pode resolver tudo à distância, com toda comodidade e segurança que ele precisa.

Mas, não pense que estas foram as únicas mudanças. São várias as áreas que têm sido afetadas com a maior tecnologia aplicada a gestão. Veja a seguir, mais alguns exemplos.

Digitalização de documentos

Ainda existem muitos despachantes que ocupam boa parte do seu escritório com o arquivamento de documentos. Mas, a grande maioria já aderiu aos benefícios da digitalização de documentos.

Com essas funcionalidades, todos os documentos dos clientes ficam salvos dentro dos cadastros correspondentes, inseridos em um sistema de gestão.

Com isso, ganha o cliente e o despachante, com processos muito mais ágeis. Afinal, muitos dos serviços podem ser solicitados por telefone mesmo, pois, o cliente não precisará ir até o despachante entregar os documentos para cópia.

Os telefonemas podem ser substituídos por SMS

Há bem pouco tempo atrás, para entrar em contato com um cliente, o despachante tinha apenas o telefone como aliado. Essa realidade acabava jogando esses custos nas alturas.

Atualmente, tudo está bem diferente. Afinal, a tecnologia abriu novas possibilidades e em várias frentes para os despachantes.

Hoje, é possível lembrar os clientes do vencimento de documentos e informá-los do recebimento de outros, usando para isso uma simples mensagem de texto – via SMS. Além, é claro, de recursos extras favorecidos pelo uso do e-mail e das redes sociais.

Planilhas cederam espaço para sistemas

Antigamente, para qualquer decisão que o despachante quisesse tomar com mais precisão ele precisava mergulhar em uma pilha de papéis. Ou no melhor dos cenários, abrir várias telas no seu computador, para analisar manualmente os dados que as infindáveis planilhas poderiam lhe gerar.

A burocracia neste caso imperava, e não era incomum que muitas falhas fossem encontradas no meio do caminho.

Com a ajuda da tecnologia aplicada a gestão do despachante, sobretudo com a utilização dos novos softwares, hoje esse profissional tem condições de acessar qualquer informação do seu negócio em tempo real e há um clique de distância. Ou seja, o gerenciamento passou a ser estratégico, feito de forma simples e muito prática.

Bem, esses foram apenas alguns exemplos que usamos para ilustrar nosso raciocínio, mas é claro que além dessas, há muitas outras possibilidades ao seu alcance. Basta você se preparar para absorvê-las e querer dar esse passo adiante.

Lembre-se: sem evolução não há lucros! Continue nos acompanhando porque temos muitas dicas para lhe ajudar a crescer.

 

ebook qualidade no atendimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *