WhatsApp no despachante: o seu negócio também pode se beneficiar, mas é importante utilizar de forma adequada. Confira nossas dicas. Se você preferir, pode ouvir essa matéria completa clicando no Play \o O WhatsApp é um se popularizou entre o público. Grande parte das pessoas que possui um smartphone, utiliza essa ferramenta para se comunicar. As empresas não demoraram para entender que podem explorar isso para se comunicar com os seus clientes. Em primeiro lugar, além dos baixos custos e da praticidade, ainda é possível manter uma relação mais próxima do cliente. O seu despachante também pode se beneficiar ao usar o WhatsApp para atender os clientes, mas é importante saber como utilizá-lo de forma adequada para aproveitar tudo e evitar situações negativas.

Separe o pessoal do empresarial

O primeiro passo para começar a usar o WhatsApp é criar uma linha só para isso. Utilizar o seu número pessoal está fora de cogitação e mesmo outro aparelho celular que já é utilizado pela empresa, não é a melhor ideia, pois pode provocar lentidão nas respostas quando está em uso para outro propósito. Portanto escolha um aparelho exclusivo.

Divulgue o número para os clientes

Depois de  criado o número para o WhatsApp, é hora de divulgá-lo para os clientes. Afinal, ele precisa saber que existe essa opção. Isso pode ser feito por uma assinatura dos seus e-mails, cartão de visita, páginas nas redes sociais, nos materiais utilizados para divulgação, entre outros métodos.

Tenha um horário de atendimento

Se você der liberdade ao cliente, será preciso responder mensagens durante a noite, nos fins de semanas e feriados. Portanto, deixe bem claro qual é o horário de atendimento da empresa e estenda ele ao WhatsApp. Ao fim do expediente, o ideal é desligar o celular e responder as mensagens no início da manhã do dia seguinte.

Seja ágil na resposta

O grande atrativo em usar o WhatsApp para atender os clientes é a praticidade e agilidade que essa ferramenta oferece. Portanto, é fundamental que você seja ágil em responder os contatos feitos. De nada adianta possuir esse canal e demorar horas para enviar uma resposta. Com tanto tempo de espera, certamente, esse cliente optará por fazer uma ligação ou ir até a sua empresa.

Defina um responsável para atender

Para elevar a efetividade, em primeiro lugar, defina um responsável por essa ferramenta. Essa é uma ótima forma de manter uma comunicação clara e evita as situações em que um funcionário achava que o outro estava cuidando das respostas.

Fale a linguagem do público

O WhatsApp permite uma linguagem mais informal do que uma comunicação por e-mail, mas é preciso acertar no tom para transmitir seriedade e respeito. Busque conhecer a fundo o seu público para entender como otimizar essa comunicação.

Explore o WhatsApp para se aproximar do cliente

Além de utilizar o WhatsApp para soluções de dúvidas, você também pode explorar essa ferramenta para se aproximar dos clientes. Envie mensagens informando sobre andamento de processos, parabenizando no dia do seu aniversário ou em outras datas comemorativas, além de outras mensagens relevantes para os clientes do despachante. Posteriormente, aprenda a vender mais pelo WhatsApp. Leia o nosso ebook com dicas de atendimento. É só baixar!
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